
Meu amigo, o que é que você me diz da água benta misturada ao pó com que o sacerdote resolvia casos de ciúmes? Está em Números 5,17: pode conferir! Você quer um exemplo de cinza benta? Num minuto amigo...Cinza comum, como você sabe, tem um grande significado, na Bíblia toda: é sinal de penitência. Mas havia uma cinza especial: a cinza de novilha vermelha queimada inteirinha(couro, sangue, carne e excrementos). Dita cinza, misturada com água, formava a chamada água lustral, necessária para as purificações.(Num. 19,1-13).
No que se refere às bençãos, não há dúvidas: os filhos de Levi foram expressamente escolhidos para abençoar(Deut. 21,5). De objetos sacros a Bíblia está recheada. Há turíbulos sacros(Num 17,2); pães sacros( 1Sam 21,6); fogo sacro( Lev 6,6); óleo sacro misturado com perfume(Ex 30, 22-35). Com esse óleo eram consagrados, pessoas e objetos( Ex 30, 26-33). Numa visão messiânica, o profeta Zacarias exclamou: "Naquele dia, escreverá até mesmo nos chocalhos dos cavalos: consagrados ao Senhor". (Zacarias 14,20). Quer mais do que isso? Eu não acho que a Bíblia usasse superstições.
Mas vamos ao Novo Testamento. O que você acha da estranha pomada, feita de saliva e lodo, que Jesus passou nos olhos do cego, para curá-lo? (João 9, 6-7). E curado ficou. Com saliva, tocava também a língua dos mudos e os mudos falavam. (Marcos 7,32-35). Evidentemente, Jesus não precisava dessas "fórmulas" para curar, como demonstrou na cura de outros cegos e mudos.Quis tão somente significar que com a "sua benção" até a lama pode virar remédio.
- E as velas bentas onde ficaram?? O que vem ser as velas católicas??
Olhe: eu lhe respondo com uma pergunta: Haveria diferença entre a chama das velas bentas e a chama do fogo sacro e a chama do fogo sacro do Antigo Testamento? E o candelabro de sete bicos funcionava, acaso, a eleltricidade? Para nós Católicos, a chama da vela benta, além de sua serventia prática, torna-se também símbolo de Cristo, luz do mundo.
Últimos da fila, vem os escapulários. Não se apavore, pois não são bichos de sete cabeças. Representam(reduzidos ao formato de um selo) hábitos de congregações religiosas. Quem os usa, entende participar da vida e da espiritualidade das mesmas. Só isso.
Termino com uma observação. A Igreja Católica, assim como a Bíblia, adapta-se o mais possível à psicologia humana. A criança estuda numa cartilha repleta de gravuras, ele se guia pelos sentidos. Os textos dos graus superiores, não precisam disso. É o que acontece na fé: o rude parte do concreto, para entender o espiritual. É a função dos ritos e objetos sacros de que acabamos de tratar. Não são matéria de fé e ninguém é obrigado a valer-se dos mesmos. Nem por isso deixam de merecer o nosso respeito.
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